EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL
Boa noite a todos! Realmente, como disseram aquelas pessoas ilustres em seus depoimentos no transcorrer do nosso curso (Gilberto Gil, Gabriel, o pensador, Clair Feliz Regina, Marilena Chauí, Danusa Leão, Moacir Scliar, dentre outros, a leitura humaniza e liberta, e eles só foram escolhidos para falar porque foram bem sucedidos em suas áreas de atuação graças ao proveito que fizeram e ainda fazem da leitura. E ainda há muitas pessoas anônimas que tiveram "lucro" com a leitura, dentre elas, nós, aqui deste blog.
Muita coisa ficou de significativo na minha memória com relação à leitura, mas o maior deles foi um livro que a professora de português da 6a série, a qual não me lembro o nome, nos pediu que lêssemos, "O escaravelho do diabo" (Lúcia Machado de Almeida) e eu não o li por preguiça ou sei lá o quê. Acontece que meus colegas de sala que o leram contaram trechos que me instigaram a lê-lo. Essa experiência de leitura a partir dos relatos dos colegas, mais do que a cobrança da professora me fizeram ler e gostar da obra. Durante os tempos de escola nunca fui fã das grandes obras, mesmo assim já fiz trabalhos sobre O Guarani, Iracema, Senhora, O cortiço, dentre outros. Outro episódio marcante foi por volta dos 17 anos, quando me apaixonei por uma menina muito culta e voraz devoradora de livros. Para tentar ficar no mesmo nível dela, eu lia tudo o que ela me indicava: Neruda, Pedro Bandeira, Fernando Pessoa, Érico Veríssimo e em especial José Mauro de Vasconcelos, com obras de grande ternura. Ela me despertou o leitor que eu trazia comigo. Anos após, me formei em Letras e várias vezes já contei essa experiência para algumas turmas do EM.
Certamente as co-autoras do blog também têm suas experiências com a leitura e escrita que serão muito bem-vindas neste espaço. fiquem à vontade.
Valdenir
Nenhum comentário:
Postar um comentário